3 de junho de 2013

A Fórmula Para Felicidade

Então, amados e queridos navegantes, faz meses que venho pesquisando a tão falada "Fórmula para Felicidade", me perguntava, onde está a felicidade? Onde posso achá- la pra me completar? Eis a minha intensa jornada, e nessa jornada encontrei cada coisa...

Primeiro Round, soa o gongo e eu parto pro ataque:
Nietzshe diz que a fórmula para a Felicidade é uma equação simples:

"Um sim, um não, uma linha reta, uma meta."

Mas como assim Nietzsche? Quem dá um conselho desse? Isso envolve uma profunda reflexão, e a gente nem sabe se isso vai ter nexo meu filho, tá arriscado a pessoa passar a vida pensando e acabar com implodindo o mundo, pensar demais pode criar um buraco negro que pode engolir o universo. Eu acho. É como amarrar um pedaço de pão com manteiga em um gato e jogar do 7º andar pra ver quem cai em pé!

#paradoxal #1º #round #porrada #no #Nietzsche

No Segundo Round nós temos a equação bizarríssima de Martin Seligman que diz que a felicidade engloba a genética:

Felicidade = 35% de genética + 15% das circunstâncias + 50% de vontade própria 

Achei esse, um tipo especial de imbecil que valia a pena contestar. Primeiro: Se a felicidade está atrelada ao DNA, por que a vontade própria? Não seria inato? Isso não vou comentar é muito óbvio. Jesus Santo! Não me agrada a ideia de que eu só vou ser feliz até onde a carga genética dos meus pais me permitir, é ridículo, mesmo a vontade própria sendo de 50%. Enfim, o autor explica os fatores acima e se contradiz em todos.
Vide fonte: www.bonde.com.br e não vou comentar o quanto o nome do site parece sério, mas diga em voz alta, BONDE. Não passa credibilidade. Passa?

#2º #round #mais #uma #porrada #a #meu #favor

No Terceiro Round temos 2 britânicos querendo ser brilhantes! Carol Rothwell e Pete Cohen dizem saber o que é bom pra ser feliz, e dizem mais: "não é uma equação, é um meio de quantificar", hein? Vejamos:

(P+5E+3A)

P= Pessoal
Visão da vida, adaptabilidade e flexibilidade.
E= Essencial ou Existencial
Saúde, estabilidade financeira, amizades.
A= coisas consideradas em alta pelo indivíduo
Auto- estima, ambições, expectativas.

Os pesquisadores fizeram entrevistas com diversas pessoas, com perguntas que englobavam essas coisas aí em cima e somando todas as variáveis, quando a pessoa entrevistada chegava ao máximo de pontos da equação, ela era qualificada como Feliz. Mas será? Será que se me perguntarem sobre meu relacionamento com meu peixinho dourado eu vou mesmo satisfazer os anseios de quem me entrevista pra eles me qualificarem como feliz? Rola ganhar uma estrelinha professora? Acabo de descartar também esta coisa quantitativa! (fonte: www.vidanet.org.br)

#3º #round #porrada #nos #britânicos #soa #o #gongo

Anexo 1:
Enquanto escrevo essa pesquisa animadamente, um senhor alto, grisalho de óculos pára na minha frente e diz: "Você está usando azul!" Olho intrigada para minha blusa e sim, ela é azul escura. E sabe o que ele curiosamente observa? Mesmo sem saber sobre minha pesquisa? "Estudos dizem que pessoas que usam roupas azuis tem fortes tendências a serem  tristes", eu arqueio minha sobrancelha com vontade de responder: "Não me diga?", mas tudo que eu faço se resume a sorrir e acenar dando tchau.

Anexo 2: Uma amiga cujo nome não vou relatar, diz que ser feliz é achar o seu grande amor.  Mas ela é suspeita pra falar, ela está no auge da paixão, início de namoro, tudo bem, posso ser um pouco cética, mas ela tem um pouco de razão, pessoas apaixonadas tem tendências felizes e eu também acredito nisso.

Anexo 3: Uma outra amiga, que também não vou falar o nome, não insistam, diz que a felicidade "depende de se amar..", hum, fiquei na dúvida do que ela quis dizer com isso, e resolvi pensar sobre o assunto. #Pensemos, ou,  #oremos, se for o caso.

Anexo 4: Um amigo que eu tinha por lesado me deu uma resposta bem crível na qual acredito piamente: "ser feliz é uma questão de escolha", é claro que não vou dizer o nome dele e é claro que ele não é lesado. (Só para o caso dele ler a pesquisa e ter pensamentos vingativos).

*descartei da pesquisa todos os pastelões religiosos sem embasamento crítico responsável.

No Quarto Round temos o consagrado Albert "teoria da relatividade" Einstein. Em entrevista a uma jornalista norte americana o nosso queridíssimo gênio "que dá língua" irreverente, diz que a felicidade é uma coisa muito simples e depende apenas dessa fórmula:

A= X+Y+Z

A= Felicidade
X= Trabalho
Y= Acaso
Nessa hora a bem cotada jornalista percebendo faltar a explicação para uma das letras da fórmula, pergunta: "e Z, o que significa?" Então o nosso poderoso irreverente mestre da relatividade responde: " Z é o silêncio!"

Como eu havia desconfiado desde o principio, ele passou um trote na jornalista! Convenhamos, muita gente por aí detesta trabalhar não é? Sem comentários irrelevantes. Acaso? O mestre da matemática acreditaria nisso? Piada! Ele mesmo diz em uma célebre frase: "Deus não joga dados", traduzindo: acaso é para os fracos. Entendi que pra ser feliz devo guardar em silêncio alguns planos e comemorar quando conquistá- los, que devo guardar a minha boca linda de sair brigando, mal dizendo, fofocando. Quem faz coisas mesquinhas não pode ser feliz. E finalmente temos uma porrada a favor de um parceiro de ringue!

#4º #round #soco #de #direita #Einstein #em #Juliane

Quinto Round, não menos importante; os grandes filósofos da nossa época estão em voga e fazendo sentido, vide o polonês Zygmunt Bauman, (e Deus abençoe quem consegue decifrar minha letra por que nem eu consigo), o sociólogo de 86 anos afirma para o projeto sem fronteiras, em 25 de julho de 2011, que existem 2 valores absolutamente inseparáveis para uma via feliz sendo eles:

Segurança e Liberdade. Ele afirma que segurança sem liberdade é escravidão e liberdade sem segurança é caos. Mas também afirma que não há um equilíbrio entre um e outro, defendendo a linha socrática de que: "para cada ser humano há um mesmo mundo perfeito a ser construido especialmente para ele. Um mundo perfeito para cada ser humano a ser inventado por cada um de nós".  (fonte: www.miriamgoldenberg.com.br)

Então, eu concordo com ele que ressalta a escolha, e reafirmo ser a escolha uma benção. Com essa temos uma vitória para a Polônia.

#5º #round #porrada #filosófica #Bauman #na #vantagem

No Sexto Round, (essa luta não acaba? Enfim, Deus abençoe a América!), encontro um homem chamado André Moragas no site: www.findyourself.com.br, neste site, nosso querido André, nos trás uma filosofia bem simples e pessoal que eu gostaria de ressaltar, ele diz que ser simples é uma coisa complexa e, Deus, como eu concordo com ele. Enfim, vamos a teoria dele sobre felicidade. Ele trás essa teoria de uma palestra que ele ouviu em algum lugar e eu achei, pitoresca:

Felicidade

50% vem das lembranças do passado
15% vem de possibilidades projetadas para o  futuro
35% do presente

Parei para refletir e embora a fórmula pareça se sustentar, eu penso que alguém a inventou por que precisava dar uma palestra emocionante para alguns vendedores num congresso que servia um bom café da manhã vulgo coffee break que é o ponto alto da #paixão nesses lugares, e que o equilíbrio entre essas três coisas é humanamente impossível por diversos fatores, um deles seria: e se o cara não teve uma boa infância? Isso significa que ele terá dificuldades de projetar um futuro saudável, por que os 15% projeções para o futuro dependem dos 50% das lembranças do passado. E outra, considerando que a questão "presente" é relativo, e que o presente pode ser considerado apenas como o hoje, essa quantificação está errada. E vamos lá, o futuro existe mesmo? Considerando que o futuro rapidamente se torna em presente, mais uma vez eu digo, que essas fórmulas se anulam e são humanamente impossíveis.
(Lembrando que o André Moragas não é o autor da síntese)

#6º #round #porrada #no #filosófo #de #araque 

Anexo 5: Uma dica: se você procurar a felicidade, não baixe nada em PDF e nem foque muito em blog's com nomes estranhos tipo "Geilda", essas coisas podem trazer vírus pro seu computador e você não vai ficar feliz.

Anexo 6: A fórmula da felicidade também consiste em ser educado com os outros. Puta da minha vida com a falta de educação, um boa tarde custa muita coisa? Porr... caria nenhuma. Isso me lembra de ser educada com meu ex, mas fazer ele esperar 2h por minha educação é apenas um fato!

Anexo 7: Uma amiga muito divertida, (e gente, não vou falar nomes, podem esquecer), diz que ser feliz é casar comum homem rico! Deus te ouça querida, vai com Deus, tenha fé e coloque a mini- saia!

Anexo 8: Um amigo muito parecido com essa minha amiga, cujo nome está protegido, diz que pra ser feliz, basta ter grana!

Anexo 9: Pra pré- finalizar essa porcaria de anexo, minha última amiga, zen, diz que pra ser feliz é necessário estar bem consigo mesma, corpo e alma. #Hare #crishina seja lá como isso se escreve, pra você também querida!

No Sétimo Round, eu trago uma iguaria pra você, o mago dos magos, o Dr. do Amor - Conselheiro Amoroso (essa vai ser boa) vide fonte: www.drdoamor.com, esse cara é uma iguaria, um achado, ele tem uma fórmula de como transformar um ficante em namorado.. me deixa refletir sobre isso.. envolve mandinga? Por que se envolve eu estou fora. Enfim, o site dele tem diversos depoimentos de pessoas reais (?) que contam suas desventuras, mas eu achei este mago por causa da pesquisa sobre? Felicidade. E ele, assim como eu, questiona se existe mesmo uma fórmula para tal, e discorre o pensamento da seguinte forma que transcrevo nas palavras dele mesmo com todo respeito e ética pelo direito autoral:

"A única forma de resolver essa equação é abrindo um sorriso..."
"Não importa se você é famoso, físico, cientista ou autonomo, o importante é sempre querer o bem de todos, não pensar só em si mesmo, é necessário pensar no próximo, cuidar do próximo..."


Mais uma vez a escolha vem permear o sólido chão que asfaltamos ao longo dessa pesquisa, e eu penso que é necessário escolher ser feliz, muita coisa pode acontecer no dia- a- dia que pode deixar você amuado, desmotivado, e você pode ser atacado por todos os lados inclusive por quem você ama e confia, mas no fim do dia você ainda pode escolher como se sentir em relação a tudo. A felicidade é incalculável, não se pode medir numa pesquisa ou apenas numa pulsação, a felicidade é uma escolha. O Dr. Amor que prometia ser um pastelão, fez todo sentido. E eu vou terminando a pesquisa deixando vocês com um último anexo e um até a próxima, espero que tenham se divertido!!

#7º #round #porrada #vence #felicidade

Anexo 10: Procurar a fórmula pra felicidade em um site masculino não foi uma boa ideia... (eu espero ganhar um Pulitzer por tamanha audácia).

mgn/B+1xc.F.xM.M.G³³³³³³³= Q>aF>Fa->

Entende- se como:

Muita grana no bolso (mgn/B), mais carro Fudido (+1xc.F), que por sua vez gera muita mulher gostosa ao cubo (M.M.G³³³³³³³), resolve que quanto maior a fórmula, maior fica a seta da função (Q>aF>Fa->).

Via mundo macho, (vide fonte: www.testosterona.blog.br), por Jefferson Neves e Mayron Nichikuma, essa fórmula só serve para os homens (será?) e pra me lembrar de nunca pesquisar em sites masculinos.

Eu Juliane, concluo que pra ser feliz:

As vezes um pouco de silêncio, as vezes um pouco de irreverência com a vida, nem tudo é ferro e fogo, e uma pitada bem grande de ESCOLHA, ESCOLHA SER FELIZ, seja leve, seja você, se importe com os outros, seja grato, aprecie a vida!!

#segue #uma #Juliane, Cautelosamente otimista e agradavelmente confusa e #feliz

Bjus Bjus
Juliane Schimel de Magalhães





Postar um comentário