5 de setembro de 2014

Significado de significar

Engraçado essa coisa de significado. Um nome pode significar muita coisa, mas pode não ter nada a ver com quem o carrega. E alguém pode significar nada pra outra pessoa. Então percebemos que na matemática que rege o universo nem sempre dois mais dois são quatro.  Eu acredito muito nos significados, eles nem sempre carregam nomes com formalidades, protocolos ou contratos, mas são tão sérios quanto. Tem pessoas que lutam pra significar alguma coisa na vida, pra significar alguma coisa pra alguém. E as vezes ficamos cercados por tantos significados que não são nossos. E cada um tem a sua história, o seu trajeto, a sua individualidade. Mas o pior de tudo mesmo, é significar nada pra alguém que você gostaria, com toda sua alma e seu coração, de significar tudo. Hoje de manhã uma moça entrou no ônibus. A expressão dela era muito desesperada. Ela precisava pegar o ônibus que iria direto pra rodoviária, mas esse ônibus não passou. Ela não podia perder o ônibus pro Rio, esbravejou dois palavrões e bom, parecia que ia chorar. Nessa hora eu me perguntei o que significa o que eu estou fazendo com a minha vida? De repente me pareceu que a maioria de nós apenas corre atrás do rabo. Queremos sucesso em nossas carreiras, queremos ficar ricos, por quê não? Queremos coisas bonitas, casas bem decoradas... mas qual é o significado disso? Nos vestimos bem, comemos em lugares caros. Isso esmagou meu coração essa manhã. O que eu estou fazendo com a minha vida?! É bem aqui que todos aqueles significados que você ajuntou debaixo das asas, como uma galinha que junta pintinhos, perdem o valor, despencam como ações da bolsa de valores, vão a falência. Eu tive vontade de me sentar e chorar longamente, porque não é fácil ver algo escorrer pelos dedos. Não é fácil perder. Ainda mais se você já tentou tantas vezes. Como com a moça que precisava ir pro Rio, as vezes o ônibus não passa. E tudo que temos a fazer é esperar outro, fazer uma prece e desejar que embora nossos corações fiquem partidos, tudo fique bem. Nessas horas até um "tá bom" deixa tudo mais claro. E não chore caso você ache que o amor não tenha chego pra você. Não se preocupe. E não perca o entusiasmo. Continue remando, mesmo com os dedos doendo, porque ao fim de todo trabalho tem uma recompensa significativa.

Nenhum comentário: