22 de fevereiro de 2017

O melhor do Brasil, é mesmo o brasileiro?



Li uma lista horrivelmente imensa, de um suposto gringo falando mal do Brasil, a fonte se encontra neste link:

http://www.gringoes.com/gringoes-forums/topic/top-reasons-i-hate-living-in-brazil/

O que eu concluí, ao ler, é que as reclamações traduzidas do inglês, vem de diversas pessoas, e me assustei por que concordo com a maioria.

1- Brasileiros não têm nenhuma consideração por aqueles que não fazem parte de seu círculo social. Por exemplo, um vizinho que toca música alta durante toda a noite. Mesmo se você for lhe pedir educadamente para abaixar o volume, ele vai mandar você “tomar no **”. Ou que tal um simples “desculpe-me”, quando alguém esbarrar com você na rua? Esqueça!
Minha impressão: Já tive vários vizinhos assim no passado. E adivinhem, atualmente morando em Ipanema, tenho um vizinho de outro prédio que faz exatamente isso, música o dia todo e a noite toda. Sobre esbarrar na rua, acontece muito muito muito, a calçada as vezes tem 25 metros, mas a pessoa prefere passar do seu lado e te esbarrar, e realmente, desculpa nem pensar. 
2- Brasileiros são agressivos oportunistas. Eles querem ganhar vantagem em tudo. É como um “instinto de sobrevivência”. O melhor exemplo é no trânsito. Se eles tiverem uma forma de ultrapassar você, assim o farão.

Minha impressão: Nem todo brasileiro é agressivo e oportunista, acho que esse cara teve a má sorte de conviver com alguém que ferrou ele, mas conheço muitas pessoas que só querem vantagem em tudo, e suspeito que isso seja do ser humano brasileiro criado no meio da corrupção. As pessoas as vezes acham normal se corromper. Sobre o trânsito, a minha visão de pedestre quando atravesso na faixa, é do motorista maluco acelerando parado, diz tudo, não é? É. 
3- Brasileiros não respeitam o meio ambiente. Eles jogam lixo na rua, na natureza… em qualquer lugar. As ruas são realmente sujas. Os recursos naturais, abundantes, estão sendo desperdiçados.

Minha impressão: Essa é uma verdade muito triste, nós estamos cagando pra preservação dos nossos bens naturais. Só na sapucaí nesse carnaval, foram 24 toneladas de lixo jogados na rua. Desperdício define e se você for tentar corrigir alguém jogando lixo na rua, corre o risco de apanhar. 
4- Brasileiros toleram tranquilamente corrupção nos negócios e no governo. E a população continua reelegendo as mesmas pessoas.

Minha impressão: Exatamente isso, o brasileiro chafurda na lama da corrupção e ama e idolatra homens muito corruptos, e mesmo existindo provas contra esses homens, eles não se cansam de serem reeleitos. 
5- Brasileiras são excessivamente obcecadas com seus corpos e muito competitivas uma com as outras.

Minha impressão: Também tenho irck disso, essa obsessão por ter o corpo malhado a qualquer custo, é uma doença. 
 6- Brasileiros, principalmente homens, são altamente propensos à traição. A menos que nunca saiam de casa, as chances são grandes.

Minha impressão: Mais uma verdade. São machistas. sexistas, adúlteros, desonestos, malandros, a maioria vive as custas de uma mulher que os sustenta, são imaturos, violentos, patriarcais, não falta nada nessa involução. No entanto, isso não é uma característica apenas do homem brasileiro, é também da mulher. 
7- Brasileiros não ligam de expressar opiniões negativas a respeito de outras pessoas publicamente, nem se importam de ferir o sentimento de alguém.

Minha impressão: Verdade. Basta ler qualquer postagem no facebook, as pessoas agem como animais que sabem digitar. 
8- Brasileiros, especialmente os que prestam serviços, são geralmente malandros, preguiçosos e atrasados.

Minha impressão: Basta eu dizer que a Oi demorou 4 meses pra instalar o meu plano de Tv, Fixo, Móvel e Internet Wi- Fi, e quando fez, fez picado e mal feito. O problema não está só nas pessoas, mas também nas instituições. 
9- Os brasileiros vivem em um sistema de classes. Os ricos geralmente são muito arrogantes e insensíveis, e acham que estão acima do sistema. Já os pobres ganham tão pouco que não conseguem sair da pobreza. Isso é motivo, muitas vezes, para entrarem no crime ou se tornarem preguiçosos com relação ao trabalho, já que não têm esperanças de fazer um bom trabalho.

Minha impressão: Não é generalizado assim, calma aí. Aqui os políticos contam com a impunidade, e os criminosos ricos também, mas ser pobre não é desculpa pra preguiça não, porque o que não falta nesse país é gente trabalhadora, esse país é o que é por causa desses trabalhadores honestos, quem tem preguiça geralmente, são aqueles que mamam nas tetas dos programas sociais do governo. 
10- Brasileiros constantemente interrompem o outro para poder falar. Tentar conversar é como uma competição para ser ouvido.

Minha impressão: Não concordo, nem sempre se trata de falta de educação, minha família por exemplo, quando se junta, fala todo mundo junto e se diverte, ninguém fica fora dos papos, mas em uma conversa mais séria, nunca vi ninguém se atropelar pra falar por cima do outro.
11- A polícia brasileira é ineficaz quando se trata de cumprir leis e proteger a população, como cumprir a legislação de trânsito, ou encontrar e prender ladrões. As leis existem, mas ninguém as endossa. As pessoas vivem com medo, constroem muros ao redor de casa, ou pagam altas taxas para morar em condomínios fechados.

Minha impressão: O que dizer sobre isso? Nem tenho o que falar, porque já foi dito tudo. Vou acrescentar que também o governo é irresponsável com isso, infelizmente. 
12- Brasileiros tornam tudo inconveniente e difícil. Nada é pensado para facilitar a vida do cliente. Além de terem uma alta tolerância com uma burocracia desnecessária e redundante.

Minha impressão: Aqui um empresário paga caro pra abrir seu empreendimento e leva mais de seis meses pra legalizar, quando legaliza, diminui a qualidade do que produz pra compensar as despesas. E aqui o cliente nunca tem razão, é sempre tratado como inimigo número um do empreendimento, rola um mau atendimento generalizado e muita má vontade. 
13- Brasileiros toleram impostos altos e taxas de importação que tornam tudo (especialmente produtos de casa, eletrônicos e carros) inacreditavelmente caros. E para os empresários, seguir as regras e pagar as taxas tornam quase impossível fazer lucro.

Minha impressão: É tudo exorbitante, esse mês de março a conta do telefone fixo e móvel aumentou R$10,00 cada, sem aviso prévio e na cara de pau, o nome do imposto é ICMS, que significa: "ICMS é a sigla de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, e é um imposto brasileiro, e cada estado possui uma tabela de valores." Valores abusivos e inacreditáveis. 
14- O Brasil é quente como o inferno durante nove meses do ano, e nenhuma casa é isolada hermeticamente ou construída com dutos de ar. Então você sofre por nove meses, ou fica confinado em um pequeno quarto com ar-condicionado. Nos outros três meses, quando fica “frio”, você congela à noite.

Minha impressão: Agora, o país ser quente, não é culpa de quem mora aqui. Se a pessoa reclama das construções, porque não fica aqui e ensina como faz melhor? O pessoal aqui está fazendo o melhor com dinheiro que tem, por que aqui como o gringo mesmo observou, é tudo muito caro. Tive que defender.

15- A comida no Brasil pode ser mais saudável, mas é sem graça, repetitiva e muito inconveniente. Alimentos congelados, processados ou prontos são poucos, caros e ruins.

Minha impressão: Esse cara  dever ter comido só nesses restaurantes de pf, onde realmente a comida é insossa. O que falar da comida americana? Muito saudável não é? No ranking de pessoas obesas o Brasil nem chega aos pés dos EUA, aqui temos solo fértil, comemos muita verdura e legume, a comida caseira é uma delícia sim e tem muito restaurante bom sim. A pessoa que vem pra cá querendo alimentos congelados, processados e prontos, tem que comer comida ruim sim. 
16- Brasileiros são sociáveis e raramente passam algum tempo sozinho. Isso não é necessariamente ruim, mas você é socialmente obrigado a convidar outras pessoas para frequentar sua casa todo fim de semana.

Minha impressão: Não existe nenhuma obrigação social, não senhor. O brasileiro gosta de festejar, gosta de churrasco e não tem nada de mal em receber a família e os amigos em casa. Quanto a ter um momento sozinho, cara, vivemos trancados num mundo com milhões de pessoas, isso é impossível, e considere que poucas pessoas gostam de estar sozinhas, faz parte da nossa cultura estarmos com quem amamos e gostamos. 
17- Brasileiros ficam muito perto, emocionalmente e geograficamente, de suas famílias de origem durante toda a vida. Isso também não é uma característica ruim, mas isso afeta meu casamento. Os brasileiros adultos nunca cortam o cordão emocional com suas famílias de origem, que continua se envolvendo na sua vida, nos seus problemas e nas suas decisões.

Minha impressão: Generalizou de novo. Não vejo problema em morar perto da minha família, sobre tudo porque os amo. E os adultos cortam o cordão emocional sim, vivem em suas casas, vivem suas vidas, que mal tem em pedir ajuda ou um conselho pra resolver os problemas? Acho que esse cara tem problemas muito profundos com a família dele. 
18- Eletricidade e serviços de internet são absurdamente caros e ruins.

Minha impressão: Verdade. 
19- A qualidade da água é questionável.

Minha impressão: Exagero. Temos basteante água potável, os gringos que vêm pra cá com medo de tudo. 
20- E, finalmente, no Brasil só existe um tipo de cerveja (aguada), que é uma porcaria. E, claro, cervejas importadas são extremamente caras.

Minha impressão: Pelo menos uma coisa boa agora teremos, já que compramos a Budweiser, não é?
21- A maioria dos motoristas de ônibus dirige como se estivessem tentando quebrar o ônibus e a todos dentro dele.

Minha impressão: Verdade, são loucos esperando por camisas de força. 
22- As calçadas no meu bairro são cobertas com xixi e cocô de cães que latem dia e noite.

Minha impressão: Em alguns lugares é assim, mas nos lugares onde as pessoas tem um nível maior de instrução o cocô do cachorro vai pra um saquinho e dali pro lixo, já o xixi, o humano, ainda não evoluímos. 
23- Três horas e meia de trânsito toda vez que chove.

Minha impressão: Não é só quando chove, é quando vocês gringos vem encher a cidade. 
24- O tempo é ruim a maior parte do tempo. (sobre São Paulo)

Minha impressão: O que dizer de Londres então, ou da China, não é verdade? 
25- Raramente as coisas são feitas corretamente da primeira vez. Você tem que voltar para o banco, consulado, escritório, mandar por e-mail ou telefonar várias vezes para as pessoas fazerem seu trabalho.

Minha impressão: É nesse nível sim, é difícil lidar com atendente de call - center, eles nunca entendem o que você quer,é raro. Quando são recepcionistas, e você precisa de um documento, essas pessoas nunca sabem onde está esse documento, e os que sabem, não fazem questão de ajudar. E assim também é nas instituições privadas e públicas, tudo complicado e aborrecedor. 
26- Qualidade do ar ruim e rio podre. O ar muitas vezes cheira a plástico queimado. (sobre São Paulo) 

Minha impressão: Nunca fui a São Paulo. 
27- Ir a shoppings e restaurantes são as principais atividades. Não há nada para fazer sem gastar. Há somente um parque principal, sempre horrivelmente lotado. (Sobre São Paulo).

Minha impressão: Aqui no Rio existem muitas coisas pra fazer ao ar livre e as pessoas fazem, tipo arrastão. 
28- Os mercados são ruins. Os produtos somem por semanas ou meses até voltarem às prateleiras.

Minha impressão: E quando voltam, se voltarem, voltam caros. 
29- O acabamento das casas é péssimo. Janelas, portas, dobradiças, tubos, energia elétrica, calçadas, são todos construídos com o menor esforço possível.

Minha impressão: No caso de uma casa particular, é o que o dinheiro paga na maioria das vezes, não dá pra fazer milagre com R$800,00 por mês. No caso de obra pública, se está mal feito, é desvio de dinheiro público, descaradamente. 
30- Árvores, postes, telefones, plantas e lixeiras são colocados no meio das calçadas, tornando-as intransitáveis.

Minha impressão: É verdade, e nada é adaptado pra deficientes físicos e pessoas mais velhas. 
31- Você paga o triplo por produtos que vão quebrar em um ou dois anos, talvez menos.

Minha impressão: Verdade. Mas esses produtos na maioria das vezes são importados. 
32- Carros com som alto à noite fazem tremer a minha casa.

Minha impressão: Só no carnaval. 
33- Brasileiros amam estar bem no seu caminho. Eles não dão espaço para você passar.

Minha impressão: Adoram passar por cima, não pedem licença e nem desculpa se esbarram. 
34- As pessoas vão apertar e empurrar você sem pedir desculpas. No transporte público você vai tão apertado que é incapaz de mover qualquer coisa, além de sua cabeça.

Minha impressão: Quando é pra entrar no metrô, vira lei da selva. 
35- Brasileiros nunca admitem que o país é um lugar ruim para viver. No Brasil se paga muito mais e se trabalha muito mais para atingir um padrão de vida mais simples de se atingir em outros países.

Minha impressão: O país enquanto território, é tão ruim pra viver quanto a parte do EUA que tem furacão. Enquanto instituição governamental, é realmente ruim. 
36- Brasil é um país com preços inflacionados para itens de qualidade ruim. Para se ter uma ideia, São Paulo é a 10ª cidades do mundo mais cara para se viver. Nova York está em 32º.

Minha impressão: Não posso opinar sobre São Paulo, mas aqui no Rio, a zona sul é extremamente cara pra tudo. 
37- Por favor, parem de dizer que a “comida é a melhor do mundo”. No meu país também há arroz e feijão.

Minha impressão: Esse cara  dever ter comido só nesses restaurantes de pf, onde realmente a comida é insossa. O que falar da comida americana? Muito saudável não é? No ranking de pessoas obesas o Brasil nem chega aos pés dos EUA, aqui temos solo fértil, comemos muita verdura e legume, a comida caseira é uma delícia sim e tem muito restaurante bom sim. A pessoa que vem pra cá querendo alimentos congelados, processados e prontos, tem que comer comida ruim sim. 
38- Infidelidade galopante. E isto não é apenas um estereótipo. Homens na sociedade brasileira são condicionados a acreditar que eles são mais “viris” por saírem com várias mulheres.

Minha impressão: Não é tão galopante assim, mas existem homens infiéis assim como mulheres.

39- Zero respeito com os pedestres.

Minha impressão: Os pedestres as vezes também não respeitam os motoristas. 
40- Fogos de artifício a todas as horas.

Minha impressão: Se você mora perto de uma favela, os fogos realmente são mais comuns. 
41- As pessoas não entendem o significado de “fazer uma fila”. A ideia é empurrar o que quer que seja à sua frente.

Minha impressão: Mentira, brasileiro ama fila, fazemos fila pra tudo, adoramos fila de banco, lotérica, pra pegar ônibus, pra comprar pão, na farmácia, realmente a única exceção como eu já disse é no metrô, na hora de entrar é a lei da selva, pega lugar o mais forte. Que calúnia. 
42- Dizer que São Paulo é a “Nova York da América do Sul”. Isso somente se NY fechasse às 22h.

Minha impressão: Isso é verdade, que triste. 
43- Todas as cidades brasileiras (com exceção talvez do Rio e o antigo bairro do Pelourinho em Salvador), são feias, cheias de concreto, hiper-modernas e desprovidas de arquitetura, árvores ou charme. A maioria é monótona e completamente idênticas na aparência.

Minha impressão: Lendo essa observação, eu não sei o que responder. As vezes eu acho que o gringo vem pra cá, realmente esperando que moremos em ocas coloridas. 
44- Tudo é construído para carros e motoristas, mesmo os carros sendo o triplo do preço de qualquer outro país.

Minha impressão: É assim nas rodovias e nas pistas onde se pode andar em alta velocidade. Fora isso tem plataformas de pedestres, sinais de trânsito e faixa de pedestres.


Bem pessoal, não foi fácil dar a minha impressão pra tudo, mas fica aqui a pergunta, e vocês? O que acham? 

Nenhum comentário: