25 de maio de 2017

Série: Perguntas e Respostas do Yahoo - "Você espera que suas feridas psicológicas se curem sozinhas ou aplica de imediato os primeiros socorros emocionais?"

"Você espera que suas feridas psicológicas se curem sozinhas ou aplica de imediato os primeiros socorros emocionais?"

Olha o comprometimento pessoal dessa pergunta totalmente inteligente? Eu queria dar um beijo no mundo por essa pessoa existir, porque uma pessoa que entende que exitem primeiros socorros emocionais, é uma pessoa excepcionalmente inteligente, é uma pessoa muito centrada, realizada, bem de vida, saudável e linda, assim como eu (ahahahahaha).

Esperar que uma ferida psicológica se cure sozinha, é como esperar que o corpo se recupere de um ferimento com uma bala alojada, sozinho. Não dá, precisa de cirurgia, estancar sangue, desinfetar, precisa de pontos, precisa de remédio e cuidados. Feridas psicológicas precisam de atenção profissional e eu já queria falar desse assunto fazia tempo pra caramba.

Outro dia, eu ouvi uma coisa muito absurda em relação a depressão, quando uma senhora saudável dizia pra outra com depressão: "vai assistir ao pica- pau, pra se animar!"

Gente, que falta de respeito. A depressão é uma doença muito séria, que precisa ser levada a sério, porque não é doença de rico não, não caiam nessa, pelo amor de Deus, isso é frase feita de gente desocupada, e pior, desinteressada do bem alheio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a depressão é a maior causa de incapacitação do mundo. Em 30 de março desse ano de 2017, a Folha de São Paulo veio com essa notícia.

Está aqui o link da fonte do que acabei de falar, pra vocês lerem, lá na íntegra a reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/03/1871343-depressao-e-a-maior-causa-de-incapacitacao-no-mundo-diz-oms.shtml

Vamos ver essa reportagem em duas imagens pra gente poder ir adiante:



Mais uma vez, o link do post da Folha de são Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/03/1871343-depressao-e-a-maior-causa-de-incapacitacao-no-mundo-diz-oms.shtml

A depressão, trata- se de um transtorno mental, em alguns dos vários casos e motivos pra ela, ela é totalmente medicável e contornável, com terapias, com diálogo, com amor, com a família apoiando, com medicina. E nós precisamos estar atentos aos sinais, de que as pessoas estão passando por isso, pois é uma coisa grave, motivo de suicídio, o simples ato de prestar atenção no outro, salva a vida dele, ainda mais se outro for seu filho, sua mãe, seu amigo, e é por isso que eu prego tanto relacionamento fora da rede social, tem que ter pele, gente, envolvimento, a pessoa as vezes ta teclando com você, dizendo que está bem e não está, e só quem vai saber disso é quem convive diariamente, tem que ser assim, a gente tem que cuidar de quem a gente gosta, de perto, está aí esse jogo da baleia azul, provando mais uma vez, que adolescente e celular com internet full, não combina, que mamãe e papai educando de longe, não combina, que televisão educando, tablet, não combina, a tecnologia ajuda, mas não combina com a humanidade que uma pessoa necessita pra ser saudável emocionalmente, mentalmente, e ninguém se cura sozinho de coisas tão sérias, é preciso mãos pra carregar, pra curar, pra prevenir, pra pessoa saber que existem "primeiros socorros emocionais", ela tem que ser ensinada desde criança, pelo papai e pela mamãe a maneira correta dela se cuidar, por que papai e mamãe tem que saber que o filho, vai viver na vida, e a vida não é moleza.

A depressão não deve ser tratada como um motivo pra assistir um desenho, ou levar seu amigo a uma festa, pra ele se inteirar socialmente, a depressão deve ser diagnosticada por um profissional e tratada por ele e pela família, insisto nisso, se possível. Quem sofre desse mal, muitas vezes não percebe, e quando percebe tem vergonha de se tratar, e acaba não se tratando, e mergulha numa espiral, que pra sair de lá, é tão doloroso, porque na maioria das vezes, quem vai ao psicólogo, quem tem problemas emocionais, de ordem mental, é tratado como louco, que é uma outra forma covarde, das pessoas manterem as outras em prisões mentais. É muito cruel, essa sociedade toda deturpada, ainda tentar segregar essas pessoas dizendo a elas errôneamente, que elas não são normais, é cruel e criminoso.

Olhem por seus filhos na escola, visitem suas redes sociais, leiam as mensagens que eles recebem, que eles publicam, não é invasão alguma de privacidade não, não se furtem de dar bronca, de conversar, de passar tempo com eles, dê atenção ao que sonham, ao que dizem, eduquem seus filhos para não perdê-los, não os mime, ensine que a vida exige escolhas, trabalho, jogo limpo, se começa assim, quando adultos, serão saudáveis, se o transtorno mental for químico, no entanto, também existem métodos, remédios, mas apenas se convivermos com eles pra entendermos, é só convivendo que notamos diferença de comportamento, e só assim, poderemos levar essas pessoas a uma cura, com o profissional e o tratamento correto.

"Você espera que suas feridas psicológicas se curem sozinhas ou aplica de imediato os primeiros socorros emocionais?"

eu faria essa pergunta e mais uma:

"Você vai esperar quem você ama, cometer suicídio pra abrir seus olhos pra tudo que você poderia fazer e não fez?"

Amanhã, sempre será tarde demais, conviva hoje, ame hoje, cuide hoje. Seja a diferença que você quer para o mundo, hoje.

E olha, vou voltar com esse assunto, ele pede mais postagens! Aguardem!


Bjus e até mais! 

Nenhum comentário: