13 de fevereiro de 2017

14 de Fevereiro- Dia dos namorados x 12 de Junho- Dia dos namorados


A explicação é simples, em 14 de Fevereiro de 270 d.c., Valentim foi decapitado. Triste. Porquê? Vamos começar dizendo que ele é ou era casamenteiro, sim. Um imperador muito mal, chamado Cládio II, proibiu a realização de casamentos, porque ele achava que se os jovens rapazes não estivessem comprometidos romanticamente ou com uma família, isso facilitaria que eles se alistassem no exército. Pois Valentim, contrariando as ordens, casou corajosamente, diversos casais, em cerimônias que eram realizadas todas em segredo. Tudo pro Cláudio não saber, mas como tudo que é doce acaba, um dia Vaentim foi preso e condenado a morte, pela desobediência, mas olha esse desfecho, enquanto o Valentim estava preso, muitos jovens lhe jogavam flores e bilhetes dizendo ainda acreditar no amor, que lindo! Em diversos países do mundo, hoje em dia,este santo é celebrado quando pessoas de todas as idades e sexos, se presenteiam em nome do amor. E no meio de toda essa balbúrdia de bilhetes de amor, flores e manisfestações amorosas, naquela época, uma jovem cega, filha do carcereiro, conseguiu de seu pai, a permissão para visitar Valentim, o que poderia acontecer de mais óbvio aconteceu, os dois se apaixonaram, e reza a "lenda", que a jovem recuperou sua visão milagrosamente. Antes de ser decapitado, eles trocaram cartas de amor, na qual ele sempre assinava: "de seu Valentim", que hoje em dia ainda é reproduzido, quando as pessoas escrevem umas para as outras dizndo: "be my Valentine". Aaaah que lindo e triste. O Saint Valentine's Day, é comemorado em muitos países, e a graça da data é celebrar o amor, dando um presente feito pelas suas próprias mãos, como cartões e o que a criatividade manda e flores! A comemoração é feita de uma forma diferente da brasileira. Nos outros países a data é comemorada, principalmente, por namorados, casais casados, noivos, amigos e pessoas que se amam e entre pais e filhos também é comum, entre sobrinhos (as) e tios/ tias, qualquer pessoa que se ama, pode se presentear.

Já a história do dia dos namorados no Brasil, 12 de junho, nos apresenta uma história, diferente, porém com uma motivação idêntica, nosso dia dos namorados, existe por causa do Frei português, Fernando de Bulhões, o Santo Antônio, que em suas pregações religiosas sempre destacava o amor e o matrimônio, infelizmente, virou uma data tao comercial aqui no Brasil, e só se pode presentear, exclusivamente, a pessoal com quem se é compromeido romanticamente. No entanto, não deixa de ser uma data linda, que também exalta o amor entre as pessoas. O Santo Antônio é celebrado no dia 13 de junho, por isso a data escolhida para o dia dos namorados brasileiro, foi dia 12 de junho, embora seja um santo português de Portugal, Santo Antônio é muito conhecido no Brasil, sobretudo, por ser um santo casamenteiro. 

As más linguas, no entanto, dizem que no Brasil o dia dos namorados veio desta forma que irei ctrl + c, ctrl + v, do wikipedia: 


"A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Doria[10] trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor"[11]. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte, ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre o casal apaixonado."

E você, com qual versão quer ficar!? 

Eu fico com a versão romântica, milagrosa, não comercial, até porque, na minha versão, amor não se prova com presentes!!! 

Nenhum comentário: