29 de agosto de 2017

Sobre maturidade



Eu vou fazer 31 anos, isso me lembra, que, é... eu tenho que escolher finalmente uma cortina pro banheiro, porque eu sempre fico em dúvida e nunca escolho a melhor cortina. O que? Achou que eu ia dizer que estou ficando velha? Que isso! Estou na flor da idade, estou no auge da juventude, estou na curva, quase chegando na ponta da montanha russa antes dela começar a descer! Mas eu quero falar sobre a maturidade, porque agora, eu não sou mais uma menina (exceto para meu pai), e por conseguinte, fica feio agir como uma menina. Mas pra falar de maturidade, primeiro eu preciso falar sobre as atitudes imaturas de pessoas que deveriam (porque são adultas), serem maduras.

 O significado de Maduro pra você: Espírito maduro, ponderado, refletido, prudente.

Eu gosto de colocar o significado, porque as pessoas andam esquecendo o que algumas palavras significam. Pois bem. Atitudes imaturas:



1- Drama- muito drama, a pessoa é uma dramaQueen.

2- Birra e melodrama- se alguém cutuca a onça com a vara curta, a oncinha faz bico, fica de mal. Não aguenta ouvir a verdade, fica ferida com facilidade, perdoar? Muito difícil essa pessoa perdoar alguém porque ela precisa dramatizar a dor, ela precisa fazer a birra e precisa de platéia pro seu choro.

3- Precisa ser o centro das atenções- pra isso, a pessoa pode até usar de mentiras e fantasias. A pessoa é sempre showman ou showgirl, a pessoa fica de bico, faz drama, fica de mal, se ela não for o assunto da roda de pessoas ou do momento.

4- Atitudes impensadas- Sim, é tudo por impulso e mesmo que essa pessoa tente fazer algo que exija pensamento e planejamento, ela não consegue, é algo extremamente difícil pra essa pessoa, pois embora  ela possua a ferramenta, ela não sabe usar, sabe, a ferramenta da reflexão.

5- Gastar todo seu dinheiro com futilidade- conhece alguém que deixa de pagar o aluguel pra comprar roupa?

6- Desconhecimento de si próprio- essa talvez seja a centralidade da pessoa madura, se conhecer e ter domínio próprio, a pessoa imatura não usa dessa ferramenta pelo fato dela estar sempre interpretando algo que ela não é.

7- Instabilidade emocional- a pessoa imatura é uma montanha russa, ela não sabe escolher como lidar com uma situação, então ela vai no "vai da valsa", quando ela fica triste, beira a depressão, quando fica feliz, fica histérica! Quando se apaixona, "estou amando", as emoções são uma verdadeira bagunça.

8- Pouca ou nenhuma responsabilidade- conhece alguém que nem a cama arruma? Que sabe que tem que pagar um dívida, mas mesmo assim gasta o dinheiro com uma blusinha Lacoste?

9- Pouca ou nenhuma percepção da realidade- a pessoa imatura, vive numa nuvem e usa um óculos cor de rosa que a faz olhar para a vida, como se ela fosse um filme de Hollywood.

10-Ausência de um projeto de vida- a pessoa até tenta, mas geralmente as pessoas imaturas ou tem ausência de foco, ou pouca ou nenhuma percepção da realidade, e isso dificulta a pessoa traçar um projeto de vida que seja real e palpável.

11-Falta de maturidade afetiva- relacionamento? Esquece. A pessoa imatura não consegue manter um relacionamento sadio, ou ela estraga tudo, ou ela deixa que estraguem tudo.

12-Insatisfação crônica- A pessoa imatura não se contenta com nada, pelo simples motivo de que ela raramente trabalha pra ter o que tem. 

13-Mimado- Vai sempre depender de alguém, ou financeiramente, emocionalmente, sempre depende que alguém puxe ou empurre.

Agora, o que é ser maduro? Vamos pegar toda a lista e colocar ao contrário. 

A pessoa madura faz drama? Ela faz joguinhos? Não. A pessoa que é madura sabe lidar com seus sentimentos, ela conhece a si mesma e domina a si mesma, o que possibilita a ela tomar decisões concisas, ser responsável por ela mesma e até mesmo por outros, possibilita que ela faça planos pois ela tem controle em suas finanças, ela é satisfeita com o que possui, e está sempre renovando suas conquistas, a pessoa madura, não depende de ninguém porque ela compartilha responsabilidades com alguém, o que é diferente de ser mimado, a pessoa madura não precisa transformar a vida dela em um show, onde a fantasia rege tudo, porque a pessoa madura consegue ver a realidade. Os relacionamentos de uma pessoa madura tendem a ser duradouros, e quando ela se fere, ela não precisa fazer drama, não precisa ser o centro das atenções, ela só precisa de um tempo, pois sabe que o desconforto passa com o tempo. A pessoa madura raramente fará algo impensado, ela planeja, ela reflete, porque ela quer extrair o melhor de cada situação. 

E então? Vamos amadurecer? Vamos crescer? 

A vida é muito melhor aproveitada, quando ela é uma vida de verdades. 







Nenhum comentário: